O que é estimulação magnética transcraniana?
A estimulação magnética transcraniana (tES, em inglês) é um procedimento não invasivo realizado por meio de impulsos magnéticos com intensidade controlada. Seu objetivo é estimular determinadas redes elétricas, modificando as atividades neurais subjacentes.
Como é realizada a estimulação magnética transcraniana?
O equipamento de estimulação magnética transcraniana é colocando sob a região da cabeça, no exato local escolhido pelo médico. Já posicionado dispara um impulso magnético que atravessa o circuito, gerado pelo equipamento por uma bobina.
Quais as indicações clínicas da estimulação magnética transcraniana?
O EMT tem indicações tanto diagnósticas com teurapêuticas. Na neurologia clínica a tecnologia possibilita mapear o cérebro e estabelecer sua excitabilidade. Na linha terapêutica é indicada no tratamento de diferentes transtornos neuropsiquiátricos e neurológicos.
Como é o tratamento da depressão com EMT?
No tratamento para depressão com estimulação magnética transcraniana a tecnologia age como forma de reforçar sinapses e ativar as conexões entre a convexidade frontal e o sistema límbico, enfraquecidas por conta da depressão. Esse reforço acontece pela repetição na sequência de eventos nos neurônios já bem mapeados.