transtorno depressivo maior

Tratamento da Depressão

A depressão, ou transtorno depressivo maior, é uma doença incapacitante em razão do profundo e permanente sentimento de tristeza e desânimo. Geralmente, são situações com altíssimo grau de estresse que contribuem para o início da depressão. Entretanto, além dos fatores externos, o transtorno depressivo maior, assim como diversas outras patologias, tem forte componente genético. Independente do motivo, a principal linha de tratamento se baseia no fato de que ocorre um desequilíbrio dos neurotransmissores, sobretudo naqueles responsáveis pela sensação de bem-estar. Além de alterar outras funções fundamentais do cérebro.

As pessoas com depressão são tomadas por desânimo extremo e perdem drasticamente o interesse pelas atividades que antes lhes eram prazerosas. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o indivíduo se vê incapaz de deixar a tristeza de lado e seguir sua vida. Ela está profundamente desmotivada em relação à vida por conta da química do cérebro, condição que foge ao controle do paciente.

O tratamento da depressão é realizado com medicação indicada pelo médico psiquiatra, como o propósito de estabilizar o paciente. Junto ao tratamento medicamentoso, a psicanálise é de fundamental importância para que se possa entender os fatores que desencaderam a doença